Pai e filho em busca das chaves de casa

Um menino deficiente, um pai desconhecido, uma viagem numa cidade estrangeira, a história de uma aproximação lenta e difícil. “As chaves de casa” – em exibição hoje, às 19, no Círculo Italiano – trata de forma delicada e discreta assuntos como doença, dor e paternidade. Inspirado no livro de Giuseppe Pontiggia “Nati due volte” (Nascidos duas vezes), o filme é estrelado por um jovem deficiente de verdade, Andrea Rossi, que o diretor Gianni Amelio chamou de co-autor do longa.

O ator Andrea Rossi (foto de Claudio Iannone)

Tanto na ficção quanto na realidade, o jovem se move e fala com dificuldade, mas é alegre, exuberante, generoso. Pela maior parte do tempo, e especialmente no final, os papéis de criança e adulto no filme parecem revertidos: entre os dois, o pai é a pessoa emocionalmente mais frágil, sendo incapaz de lidar com um filho diferente e sentindo-se culpado pelo abandono. A reaproximação acontece em pequenos passos, em uma oscilação contínua entre conquistas e fracassos.

“As chaves de casa” é uma obra comovente, mas nunca sentimental. Nos lembra que na maioria dos casos, o problema da deficiência tem mais a ver com as pessoas “normais”, que vivem a doença com fadiga e desconforto, e que pelo contrário, deveriam aprender a combinar aceitação e otimismo.

Sinopse

Paolo (Andrea Rossi) tem 15 anos e sofre de deficiências físicas e mentais provocadas pelo parto, que culminou com a morte de sua mãe. Criado pelos tios, Paolo precisa viajar anualmente até um hospital de Berlim para a terapia de reabilitação. Seu pai, Gianni (Kim Rossi Stuart), aparece pela primeira vez para acompanhá-lo na viagem, numa tentativa de aproximar-se ao filho.

le chiavi di casa

Ficha técnica

Título original: Le chiavi di casa
Diretor: Gianni Amelio
Ano: 2004
Gênero: drama
Classificação: livre
Duração: 105’
Elenco: Kim Rossi Stuart, Andrea Rossi, Charlotte Rampling, Pierfrancesco Favino

Exibição

6 de novembro, 19h, Círculo Italiano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s