Berlusconi e aquela pergunta sem resposta

De onde veio o dinheiro de Silvio Berlusconi, aquele que ele usou para começar a sua carreira de construtor e depois fundar seu império industrial, feito de jornais, canais de televisão, agências de publicidade, cinemas, bancos, seguros, futebol? Ainda hoje, essa pergunta fica sem resposta, embora haja muitas suspeitas de que os primeiros patrocinadores do ex-premiê italiano foram a máfia e os bancos que lavavam dinheiro em nome dela. O braço direito de Berlusconi, Marcello Dell’Utri, já foi condenado a sete anos de prisão por ter sido o mediador de um acordo de “proteção” entre o seu chefe e os mafiosos.

caimano

Um sósia de Berlusconi no filme de Nanni Moretti

“De onde veio o dinheiro?” é a pergunta que abre o filme sobre Berlusconi que uma jovem roteirista propõe a um cineasta fracassado. Isso acontece no longa “O Crocodilo”, de Nanni Moretti, em exibição hoje, às 19h, na sede do Círculo Italiano. Ela procura alguém para produzir seu filme e ele quer achar uma boa ideia para sair da sua situação de falência. Assim eles começam a fazer esse filme, que ninguém quer, pois conta a história polêmica do empresário e político. A realização do filme se mistura com a vida pessoal dos dois protagonistas, especialmente a do produtor, que tem que lidar com o fim recente de seu casamento.

Desde os anos setenta, Nanni Moretti é um dos mais irreverentes diretores italianos, além de um duro crítico de Berlusconi. No filme “O Crocodilo”, ele mesmo desempenha o papel de um dos atores escolhidos para interpretar o ex-premiê.

Sinopse

Bruno Bonomo (Silvio Orlando) é um cineasta cujo último fracasso o levou ao limbo. Enquanto lida com a separação de sua esposa (Margherita Buy) e com a tarefa de pai, tenta produzir um épico sobre Cristóvão Colombo. Mas Colombo dá em nada e, para não cruzar os braços, o diretor topa outra empreitada: filmar a vida de Silvio Berlusconi, a partir da proposta de uma jovem roteirista (Jasmine Trinca).

il caimano

Ficha técnica

Título original: Il Caimano
Diretor: Nanni Moretti
Ano: 2006
Gênero: comédia dramática
Classificação: 14 anos
Duração: 112’
Elenco: Silvio Orlando, Margherita Buy, Jasmine Trinca, Michele Placido, Nanni Moretti

Exibição

4 de novembro, 19h, no Círculo Italiano

Leia também:

NANNI MORETTI, O DIRETOR “PROFETA”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s