Jovens criminosos na Roma dos anos 80

Um grupo de jovens criminosos resolve se unir numa organização que persegue um único e grande objetivo: conquistar Roma, ou seja, passar a controlar o tráfico de drogas, as apostas ilegais e todas as outras atividades criminosas da cidade. Assim começou a história real da “Banda della Magliana” (Gangue da Magliana), a mais poderosa organização criminosa que já foi ativa na capital italiana. Assim começa também o filme “Ligações criminosas”, de Michele Placido, que é inspirado na história dessa gangue e baseado no homônimo livro do juiz Giancarlo De Cataldo.

romanzo criA “Banda della Magliana” foi particularmente ativa entre o fim dos anos setenta e o início dos anos noventa. Dado pela mídia, o nome refere-se ao bairro Magliana, onde se criaram muitos dos seus integrantes. Nascida como organização voltada ao tráfico de drogas e sequestro de pessoas, a gangue foi envolvida em muitas atividades criminosas e até em atos de terrorismo durante os “anos de chumbo”, tendo vínculos estreitos com a máfia e os grupos neo-fascistas, além dos serviços secretos italianos (SISMI).

O primeiro ato da gangue foi o sequestro do duque Massimiliano Grazioli della Rovere Lante, em sete de novembro de 1977. O refém foi assassinado e mesmo assim eles conseguiram obter o resgate. O grupo decidiu investir o dinheiro no tráfico de droga e, assim, começou o seu envolvimento no mundo do crime romano. Para tomar conta da cidade, eles mataram muitos criminosos rivais, surpreendendo pela sua crueldade e violência.

Quase todos os antigos integrantes da “Banda della Magliana” estão mortos ou presos. Porém, alguns assassinatos que ocorreram nos últimos anos em Roma levaram a polícia a pensar que novos criminosos estão tentando revitalizar o grupo…

Sinopse

Entre as décadas de 70 e 90, o criminoso conhecido como “Libanês” e seus amigos conquistam o submundo do crime em Roma. Em paralelo, o tenente de polícia Scialoja, enquanto tenta prender o grupo, persegue também a bela Patrizia, prostituta que possui ligações criminosas.

romanzo criminale

Ficha técnica

Título original: Romanzo criminale
Diretor: Michele Placido
Ano: 2005
Gênero: drama / policial
Classificação: 18 anos
Duração: 146’
Elenco: Kim Rossi Stuart, Pierfrancesco Favino, Stefano Accorsi

Exibição

29 de outubro, 14h, no Museu Emílio Silva

Leia também:

JOVENS, BONITOS, TALENTOSOS E… ITALIANOS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s