Restaurado “O Leopardo” de Luchino Visconti

“O Leopardo” (Il Gattopardo), filme de 1963 do diretor Luchino Visconti, volta à telona numa versão restaurada, realizada pela Cineteca di Bologna em colaboração com The Film Foundation, de Martin Scorsese. O clássico será exibido novamente em 70 cinemas da Itália, a partir de hoje. O público terá também a oportunidade de assistir a um documentário de 13 minutos que mostra os bastidores do filme e algumas cenas que foram cortadas.

gattopardo coppiaO longa é baseado no romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, relatando a decadência da aristocracia após a unificação da Itália, em 1861. O personagem principal, Dom Fabrizio Salina, foi inspirado no avô do escritor, príncipe de Lampedusa. A obra conta a história da nobre família siciliana dos Salina, entre 1860 e 1910.

Estrelado por Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale, entre outros, o filme foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes no ano de seu lançamento, e é considerado uma obra-prima di Luchino Visconti e do cinema italiano em geral.

Uma das partes mais famosas do filme é a cena do baile, com Claudia Cardinale e Burt Lancaster dançando a “Valsa brilhante”, de Giuseppe Verdi, rearranjada pelo compositor Nino Rota, especialmente para o filme. Ouça aqui a linda música de Verdi, tocada pela Omnya Simphony Orquestra, em comemoração aos 150 anos da unidade da Itália:

Assista ao trailer realizado na época para o mercado americano, com a apresentação de Burt Lancaster (em inglês com legendas em português):

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s