Italianos diretores por um dia

Hoje, 26 de outubro, vai ser um dia especial para muitos italianos apaixonados pelo cinema: é o dia em que todo mundo pode tornar-se diretor. Pela primeira vez, está sendo realizado um experimento de cinema coletivo, para contar como é a Itália de 2013 e o que os italianos de hoje pensam.

As pessoas vão gravar vídeos ao longo das 24 horas, utilizando seus tablets, smartphones e câmeras para mostrar um pedaço da sua vida, contar uma história e/ou imortalizar um momento especial. Depois, as imagens participantes serão selecionadas e montadas num único filme de 90 minutos.

claudio peri

Gabriele Salvatores

O projeto chama-se “Italy in a day – Un giorno da italiani”, inspira-se a “Life in a day”, realizado pelo diretor britânico Ridley Scott, em 2010, e é promovido pela RAI (Radio televisione italiana). A seleção dos materiais, a escolha das histórias e a montagem final estão nas mãos do diretor Gabriele Salvatores, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1992, com “Mediterrâneo”.

Todo mundo pode participar, aliás, o objetivo dos organizadores é envolver toda a sociedade italiana, incluindo hospitais, prisões, escolas e também os italianos no exterior, como os soldados em missão, chegando até mesmo ao espaço, com o astronauta Luca Parmitano, que está na Estação Espacial Internacional.

De acordo com Gabriele Salvatores, “vai ser um incrível experimento democrático: vamos recolher milhões de histórias e pontos de vista, para recompô-los e mostrá-los cronologicamente. Será uma sinfonia de imagens”.

Site oficial do projeto: www.italyinaday.rai.it

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s