Muita Itália na Mostra de Cinema de São Paulo

Muitos dos diretores e atores protagonistas do Festival de Cinema Italiano de Jaraguá do Sul estarão presentes também na 37a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa hoje e vai até 31 de outubro. Durante duas semanas, serão exibidos cerca de 350 títulos de variados países e diversas cinematografias em mais de 20 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista.

bernardo-bertolucci

O diretor Bernardo Bertolucci

Na programação do evento está “Bertolucci sobre Bertolucci”, um documentário sobre a arte do cinema recontada em primeira pessoa por Bernardo Bertolucci, cineasta italiano famoso por obras como “O Conformista” (1970), “O Último Tango em Paris” (1972), “1900” (1976), “O Último Imperador” (1987) e “Os Sonhadores” (2003).

Outro documentário, “Giuseppe Tornatore: todo filme é meu primeiro filme”, dirigido por Gerardo Panichi e Luciano Barcaroli, retrata o mundo criativo de Tornatore, elogiado diretor de filmes como “Cinema Paradiso” (1988), “A Lenda do Pianista do Mar” (1998) e “Malèna” (2000). A obra investiga sua personalidade através de uma análise profunda de sua obra e depoimentos de Tim Roth, Ben Gazzara, Ennio Morricone, Monica Bellucci, Tonino Guerra e Geoffrey Rush.

O diretor Gianni Amelio (“As chaves de casa”) estará presente com o novo filme “O intrépido”, sobre um homem desempregado que não faz nada além de substituir, às vezes apenas por algumas horas, alguém que teve que se ausentar de seu emprego oficial. Ele se contenta com pouco, mas dinheiro não é tudo na vida: ainda existe a necessidade de manter-se em forma e não se deixar perder num momento de crise.

Daniele Luchetti (“Meu irmão é filho único”) também apresenta em São Paulo seu nova longa, “Os anos felizes”, estrelado por Kim Rossi Stuart (“Ligações criminosas”, “As chaves de casa”). No filme, o jovem Dario, provido de uma câmera, captura os eventos que mudarão para sempre o destino de sua família.

A Mostra propõe também o clássico “O deserto dos Tártaros”, de Valerio Zurlini, filmando em 1976. Estrelado por grandes atores – Vittorio Gassman e Jean-Louis Trintignant (“Aquele que sabe viver”), Giuliano Gemma, Max Von Sydow e Philippe Noiret – o longa foi adaptado do romance homônimo de Dino Buzzati e conta sobre um grupo de soldados numa fortaleza localizada no meio do deserto, construída para prevenir um possível ataque pelos temidos tártaros.

StefanoAccorsi

O ator Stefano Accorsi

Stefano Accorsi (“O último beijo”, “Ligações criminosas”) estrela o filme “O árbitro”, de Paolo Zucca, que conta a história do Atletico Pabarile, o pior time da terceira divisão da Sardenha. A equipe perde todo ano para o Montecrastu, time liderado por Brai, um fazendeiro arrogante.

“Marina”, do diretor belga Stijn Coninx, é ambientado na Itália de 1948. O jovem Rocco cresce na Calábria, até que um dia seu pai decide ir para a Bélgica, onde luta para ganhar dinheiro trabalhando numa mina de carvão. Logo, ele manda buscar a família. Do dia para a noite, Rocco vira um imigrante e tem que lidar com a nova situação. O filme é baseado nas memórias de infância do cantor ítalo-belga Rocco Granata.

“Zoran, meu sobrinho, o idiota”, de Matteo Oleotto, conta de um desajustado de 40 anos, que passa seus dias numa taverna perto de Gorizia. Tudo muda quando aparece Zoran, um estranho garoto de 15 anos que Paolo “herda” de um parente esloveno distante.

“Bellas Mariposas”, de Salvatore Mereu, é a história da Cate, que vive na periferia de Cagliari, na Sardenha, com seus irmãos, irmãs e um pai que não presta para muita coisa. Ela quer sair dali, seguir seus sonhos e tornar-se cantora.

Finalmente, o longa “Que Estranho Chamar-Se Federico – Scola Conta Fellini”, dirigido por Ettore Scola e exibido no último festival de Veneza, encerrará a Mostra, com três exibições no dia 31 de outubro. Foi no dia 31 de outubro de 1993, há 20 anos, que o diretor Federico Fellini faleceu.

Site da Mostra de Cinema de São Paulo: http://37.mostra.org/br/home/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s