A grande guerra dos heróis acidentais

“A grande guerra”, de Mario Monicelli, foi o primeiro filme que abordou o assunto da participação italiana na primeira guerra mundial, que ocorreu entre 1915 e 1918. Antes mesmo de ser terminado, o longa suscitou polêmicas no Parlamento, sendo acusado de manchar a memória dos soldados mortos nas batalhas contra a Áustria-Hungria. O objetivo do diretor e dos roteiristas, na verdade, era mostrar a difícil vida nas trincheiras, contando os horrores da guerra do ponto de vista dos militares.

Misturando sabiamente comédia e tragédia, Monicelli conseguiu retratar os massacres do conflito mundial com humor sarcástico. Ele não queria uma abordagem heróica do assunto: ao contrário, ele recusa os mitos patrióticos, para revelar a humanidade dos soldados, com seus méritos e defeitos, seus atos de coragem e suas fraquezas. Por isso mesmo, os dois jovens protagonistas do filme não são corajosos, aliás, eles querem fugir da guerra e a sua covardia é explícita. O ato heróico que eles cumprem no final do filme acontece quase por acaso, como resultado de acontecimentos fortuitos e mesmo assim, é apresentado como decisivo para o curso da guerra.

Sinopse

Itália, 1916. Oreste Jacovacci (Alberto Sordi), romano, e Giovanni Busacca (Vittorio Gassman),  milanês, são convocados para se alistarem no exército, para lutar na primeira guerra mundial. Apesar das personalidades completamente diferentes, os dois estão unidos pela falta de ideais e o desejo de evitar qualquer perigo. Contudo, eles acabam no front de guerra e, finalmente, se vêem encarregados de uma missão decisiva.

la grande guerra

Ficha técnica

Título original: La grande guerra
Diretor: Mario Monicelli
Ano: 1959
Gênero: guerra / comédia dramática
Classificação: 16 anos
Duração: 130’
Elenco: Alberto Sordi, Vittorio Gassman, Silvano Mangano

Exibição

15 de outubro, 14h, no Museu Emílio Silva

Leia também:

ALBERTO SORDI, TALENTO CÔMICO E DRAMÁTICO

VITTORIO GASSMAN, UM MITO QUE NUNCA MORRE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s