É hora de dar boas risadas!

“Os eternos desconhecidos”, de Mario Monicelli, promete muita risada hoje, para o público do festival. Ele é um dos filmes que contribuiu para a popularidade do cinema italiano no pós-guerra: abriu a temporada da chamada comédia à italiana, que herdou do Neorrealismo a vontade de mostrar a realidade como ela é, mas de uma forma mais leve. A pobreza urbana é narrada com um sorriso, mostrando as tentativas dos protagonistas de sobreviver e ao mesmo tempo de escapar do trabalho duro.

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1959, o longa de Monicelli conta com a presença de um grupo de atores brilhantes: Vittorio Gassman, Marcello Mastroianni, Renato Salvatori, Tiberio Murgia e o grande cômico napolitano Totò. Eles dão vida, na telona, a personagens memoráveis: um boxeador que gagueja, um fotógrafo sem câmara, um ladrão bonito e generoso, um siciliano ciumento que não deixa a sua irmã sair de casa e um velho especialista em cofres.

Venha conhecer essa gangue atrapalhada hoje, às 19h, no Círculo Italiano de Jaraguá do Sul! E quem não puder assistir hoje, terá mais uma chance no dia 18, às 14h, no Museu Emílio Silva.

Sinopse

Roma, anos cinquenta. Peppe, um boxeador, cansado de viver de pequenos golpes, resolve fazer o assalto perfeito. Ele reúne alguns amigos para formar a quadrilha. O plano parece infalível, mas nada acontece do jeito que o bando imagina. No final, os ladrões principiantes devem render-se à realidade: “Roubar é um trabalho para pessoas sérias; na melhor das hipóteses, nós só podemos ir trabalhar”.

I_soliti_ignoti

Ficha técnica

Título original: I soliti ignoti
Diretor: Mario Monicelli
Ano: 1958
Gênero: comédia
Classificação: 12 anos
Duração: 102’
Elenco: Vittorio Gassman, Totò, Renato Salvatori, Claudia Cardinale, Tiberio Murgia

Exibições

9 de outubro, 19h, no Círculo Italiano
18 de outubro,14h, no Museu Emílio Silva

Leia também:

“PASTA E CECI”: A RECEITA QUE ACABOU NA TELONA

VITTORIO GASSMAN, UM MITO QUE NUNCA MORRE

TOTÒ, O PRÍNCIPE DA RISADA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s