Bem-vindos a Roma, cidade aberta

O segundo dia do Festival de Cinema Italiano é dedicado à obra-prima do Neorrealismo, dirigida por Roberto Rossellini. Com locações reais e atores amadores atuando ao lado de Anna Magnani e Aldo Fabrizi, “Roma, cidade aberta” foi filmado em 1945, logo após a libertação da Itália. Narra as dificuldades de um grupo de rebeldes da resistência italiana que lutam contra a ocupação alemã. O heroísmo não é retratado como algo épico, mas sim como resultado da simples ajuda humana, muitas vezes baseada em pequenos gestos.

O que mais impressiona é que todos os envolvidos na obra tinham acabado de viver a ocupação alemã e a sua recente retirada. A obra de Rosselini foi um dos primeiros filmes europeus do pós-guerra a fazer grande sucesso nos Estados Unidos, sendo indicado para o Oscar de melhor roteiro. Em 1946, venceu também o Festival de Cannes. Um de seus roteiristas, Federico Fellini, se tornaria uma lenda do cinema alguns anos depois.

Sinopse 

Roma, 1943-44. A cidade, sob ocupação nazista, é declarada “cidade aberta”, para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas. A luta, o sofrimento e o sacrifício das pessoas são contados através das histórias de um antifascista, a noiva dele e um engenheiro comunista, sendo que todos contam com a ajuda de um padre no decorrer da história.

roma citta aperta

Ficha técnica

Título original: Roma città aperta
Diretor: Roberto Rossellini
Ano: 1945
Gênero: guerra / drama
Classificação:16 anos
Duração: 99’
Elenco: Aldo Fabrizi, Anna Magnani, Carla Rovere

Exibição:

8 de outubro (terça-feira), 19h, no Círculo Italiano

Leia também:

NEORREALISMO: O MOVIMENTO QUE MUDOU O CINEMA

QUARENTA ANOS SEM ANNA MAGNANI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s