Adeus ao herói do western à italiana

Adeus, Ringo. O ator italiano Giuliano Gemma, que protagonizou muitos filmes do gênero spaghetti western (Bang-bang à italiana), faleceu ontem em um acidente de carro, numa localidade a 42 km de Roma. Ele tinha 75 anos.

giuliano-gemmaNos anos cinquenta, Gemma começou a trabalhar no cinema como dublê. Em 1958, o diretor Dino Risi lhe ofereceu um pequeno papel no filme “Venezia, la luna e tu”, ao lado de Alberto Sordi. Logo depois, William Wyler o escolheu para atuar como centurião em “Ben-Hur”, uma breve aparição que foi o verdadeiro começo da sua carreira no cinema.

Em 1963, Giuliano Gemma participou do filme “O Leopardo” (Il Gattopardo), de Luchino Visconti, no papel de um general do exército de Garibaldi. O grande sucesso chegou a partir de 1965, com os filmes “Una pistola per Ringo” (Uma pistola para Ringo), “Un dollaro bucato” (O dólar furado), “I giorni dell’ira” (Dias de ira), bem como outros spaghetti western.

Mudando de gênero, Gemma teve papéis dramáticos nos filmes “O deserto dos Tártaros” (Il deserto dei Tartari), de Valerio Zurlini, “Prefeito de ferro” (Il prefetto di ferro), de Pasquale Squitieri e “Un uomo in ginocchio” (“Poderes da Máfia”), de Damiano Damiani.

Na década de 80, participou de “Speriamo che sia femmina”, de Mario Monicelli e foi a cara de Tex Willer em “Tex e il signore degli abissi”. Depois trabalhou principalmente em produções televisivas. Entre os filmes mais recentes de que ele participou, está “To Rome with love”, dirigido por Woody Allen.

Giuliano+Gemma

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s