“La grande bellezza” na corrida pelo Oscar

A Associação Nacional da Indústria Cinematográfica italiana (Anica) anunciou nesta semana o filme que representará o país na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2014: será “La grande bellezza” (A grande beleza), de Paolo Sorrentino. Os cinco filmes finalistas dos Academy Awards serão anunciados em 16 de janeiro.

Grande BellezzaAmbientado em Roma, o filme de Sorrentino narra as dúvidas existenciais de um jornalista bon vivant com 65 anos de idade, Jep Gambardella (interpretado por Toni Servillo). Depois do grande sucesso do romance “O Aparelho Humano”, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios da fama.

A “grande beleza” é o retrato dos artistas medíocres, aristocratas empobrecidos, políticos, jornalistas, criminosos e prelados, que se incontram à noite nos palácios antigos de Roma. Ao lembrar-se de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida e, talvez, voltar a escrever. O filme oferece um olhar decadente sobre a burguesia romana, com destaque para a cidade, em cenas de rara beleza que lhe renderam a comparação com “La dolce vita”, de Federico Fellini.

O elenco é muito rico e inclui atores como Carlo Verdone (“Manual do Amor”), Sabrina Ferilli, Roberto Herlitzka, Isabella Ferrari. O filme, que esteve na competição do Festival de Cannes e acaba de ser lançado na Inglaterra, recebeu comentários elogiosos pela imprensa internacional e está prestes a desembarcar nos Estados Unidos, em novembro.

Em 2011, Paolo Sorrentino dirigiu “This must be the place” (Aqui é o meu lugar), com Sean Penn; em 2008, “Il Divo” e em 2004, “Le conseguenze dell’amore”, ambos com Toni Servillo.

paolo-sorrentino

Paolo Sorrentino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s