Nanni Moretti, o diretor “profeta”

O cineasta Nanni Moretti será lembrado com certeza por seus filmes marcantes, mas também por ser um “diretor profeta”.

nanni-morettiNo filme “O crocodilo” (Il caimano), filmado em 2006, ele antecipou a sentença do Tribunal de Milão que, em agosto deste ano, condenou Silvio Berlusconi a sete anos de prisão por prostituição de menores e abuso de poder, no caso Ruby. O ex-premiê italiano, de 77 anos, estava sendo julgado desde abril de 2011, muito tempo depois do lançamento do filme. Mesmo assim, Moretti deve ter sido inspirado pelos inúmeros processos judiciais em que Berlusconi é réu e acertou a previsão…

E tem mais! Em 2011 Moretti lançou o filme “Habemus Papam”, a história de um cardeal que é eleito Papa pelo Conclave, mas no momento de se apresentar ao mundo tem um ataque de pânico e quer renunciar. Parece um dejà-vu, não é? Foi em fevereiro deste ano que Bento XVI anunciou a sua rénuncia ao papado. Um gesto inesperado, justificado pela saúde frágil do então Pontífice. O que chama atenção é que no filme de Moretti também o cardeal eleito justifica a sua decisão de não assumir o cargo porque “não têm força para liderar a Igreja”.

Moretti acabou de completar 60 anos e ainda é uma das mentes mais brilhantes do cinema italiano. Agora ele está preparando seu novo filme, “Margherita”, que será lançado em 2014. Haverá outra profecia? Estamos ansiosos para assistir!

Saiba mais sobre Nanni Moretti nesta entrevista da jornalista brasileira Ilze Scamparini.

“O crocodilo”
(Nanni Moretti, 2006)
4 de novembro, 19h, no Círculo Italiano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s