Aquele tio Oscar tão cobiçado

Na história do Oscar de cinema, a Itália é o país que mais ganhou na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”, com 13 prêmios. Dentre eles, está o filme “Mediterraneo” de Gabriele Salvatores, que faz parte da programação do nosso festival.

Os diretores italianos que ganharam o maior número de estatuetas foram:
Vittorio De Sica: premiado por “Sciuscià” (Vítimas da Tormenta, 1948), “Ladri di biciclette” (Ladrões de Bicicletas, 1950), “Ieri, oggi e domani” (Ontem, hoje, amanhã, 1965) e “Il giardino dei Finzi Contini (O Jardim dos Finzi-Contini, 1972);
Federico Fellini: por “La strada” (A estrada da vida, 1957), “Le notti di Cabiria” (As noites de Cabíria, 1958), “8½” (1964), “Amarcord” (1975). Em 1993, ele ganhou também o Oscar Honorário.

fellini_oscar

Federico Fellini recebendo o Oscar Honorário em 1993

Em 1971, o vencedor foi Elio Petri com “Indagine su un cittadino al di sopra di ogni sospetto” (Inquérito a um cidadão acima de qualquer suspeita).

Após um jejum de 16 anos, em 1987, a Itália voltou a vencer, em 1987. “L’ultimo imperatore” (O Último Imperador), de Bernardo Bertolucci, venceu o Oscar na categoria “Melhor Filme” e se tornou um dos longa-metranges mais premiados na história do Oscar, recebendo outras sete estatuetas nas categorias Diretor, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Montagem, Trilha Sonora, Som e Roteiro Adaptado.

Enfim, na década de noventa, o Oscar foi entregue a mais três filmes italianos. Além de “Mediterraneo” em 1992, receberam o prêmio: “Nuovo Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, em 1990, e “La vita è bella”, de Roberto Benigni, em 1999. Naquele ano também concorria “Central do Brasil” de Walter Salles.

Já se passaram 14 anos desde este último Oscar… Será que está na hora da Itália ganhar novamente?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s