Filme italiano ganha Leão de Ouro

Depois de um jejum de 15 anos sem ganhar um Leão de Ouro, o cinema italiano voltou a ser premiado em Veneza. No 70º Festival de Cinema, que fechou as portas no sábado passado (7), o prêmio principal foi atribuído ao longa “Sacro Gra”, de Gianfranco Rosi.rosi

Trata-se de um filme/documentário, que retrata as pessoas que moram ao longo da principal rodovia que circunda Roma, o Grande Raccordo Anulare (GRA). Este foi o primeiro ano em que o Festival incluiu documentários entre seus filmes da mostra competitiva.

O último Leão de Ouro para uma produção italiana foi em 1998, com o filme “Assim é Que Se Ria” de Gianni Amelio. Este ano a Itália ganhou também a Coppa Volpi de melhor atriz, que foi atribuída a Elena Cotta, por “Via Castellana Bandiera” de Emma Dante.

A vitória de “Sacro Gra” chegou inesperada, pois o grande favorito era o grego “Miss Violence”. O júri, presidido pelo italiano Bernardo Bertolucci, reservou a este último outros dois prêmios de prestígio: melhor direção, para Alexandros Avranas, e Coppa Volpi de melhor ator, para Themis Panou.

“Stray Dogs”, do chinês Tsai Ming-Liang, ganhou o Grande Prêmio do Júri. Os vencedores de melhor roteiro foram Steve Coogan e Jeff Pope, por “Philomena” (Inglaterra). O Prêmio Marcello Mastroianni de Revelação foi atribuído ao jovem ator norte-americano Tye Sheridan, que atuou ao lado de Nicholas Cage em “Joe”. O Prêmio Especial do Júri foi para “Die Frau des Polizisten” (Alemanha), e o Prêmio Luigi de Laurentiis para filme de estreia foi ganho por “White Shadow”, de Noaz Deshe.

biennale-di-venezia-mostra-cinema

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s